sexta-feira, 4 de março de 2011

COISAS DO CARNAVAL

EM RECIFE TAMBÉM SE FAZ SAMBA

Quando falamos do carnaval de Recife logo pensamos em frevo, bonecos gigantes, Galo da Madrugada. Mas o que poucos sabem é que também há na cidade desfiles de escolas de samba. Preocupada com a fraca divulgação do evento nos meios de comunicação convencionais, a jornalista Cris Mota idealizou o blog, Resistência do Samba http://www.resistenciadosamba.blogspot.com/ No blog é possível se manter informado sobre as agendas das escolas de samba, conhecer seus personagens, os enredos e ouvir os sambas, além de grande acervo de vídeos dos ensaios e festas nas agremiações.

CARNAVAL MULTICULTURAL???

Foi anunciado pela Prefeitura do Recife, as atrações de abertura do carnaval da cidade, do projeto Carnaval Multicultural. Para minha surpresa, eis que são chamadas como atrações principais no dia 04/03/2011, de acordo com a programação oficial divulgada ontem, 03/02, as cantoras Maria Gadú, Fernanda Takai, Marina Lima , Zélia Duncan entre outras. Daí vem uma série de perguntas, dentre elas: Qual a identificação dessas pessoas com o carnaval? Por que foram essas cantoras escolhidas? Qual o custo para a cidade desses shows? Vão ficar sem efetuar o pagamento de cachê a elas da mesma forma que fazem com as agremiações, artistas, bandas e outras pessoas envolvidas na festa? E a principal pergunta: Por que não é dado o mesmo tratamento e estrutura as manifestações culturais locais, onde estão incluídas as Escolas de Samba? Daí vem a dúvida, carnaval em Recife serve para que? Se for para divulgar a Cidade tá indo muito aquém do que se é esperado de um lugar notabilizado pelas diversidade cultural produzida dentro do município. Será que criaram o Pólo da Bomba do Hemetério para jogar o pessoal que não tem vez nos Pólos do Centro? São dúvidas que queria uma solução ou pelo menos uma luz.

OBESIDADE NUNCA MAIS

Todo Carnaval é a mesma coisa. O Rei Momo, símbolo máximo da folia, acaba envolvido em polêmicas sobre a apologia á obesidade. A confusão da vez está acontecendo em Recife, com uma “batalha” entre um Rei do Carnaval sarado e oficial contra um Rei Momo pançudo e popular. Tudo começou quando a Prefeitura abriu o concurso anual para a eleição do Rei Momo. Logo de cara, uma novidade: diferente dos últimos 54 anos, o título do folião-mor recifense agora seria “Rei do Carnaval”. Pior: Apesar de contar com a participação de vários gordinhos, todos os 13 finalistas eram magros! Além disso, os critérios de dança e conhecimento sobre a festa foram descartados. Por fim, os concorrentes ainda tiveram que desfilar só de sunga, o que só faz sentido se a intenção é fazer um concurso para “gostosões”.

Não dá pra terminar com uma tradição popular por “decreto”. Pra reforçar o descontentamento com a decisão da Prefeitura, os candidatos gordinhos que iriam concorrer ao título de Rei Momo criaram um concurso paralelo com o apoio da produtora cultural Arte sem Fronteiras. Batizado como 1º Concurso do Rei Momo do Povo do Recife, um dos principais critérios foi exatamente o peso condizente com o papel a ser representado. O eleito foi Everson Melchiades Araújo Silva, professor universitário de 116 quilos, que precisou comprovar que conhece a cultura de Pernambuco e que tem “frevo no pé”. Mesmo não contando com nenhuma premiação (ao contrário do “Rei magro” (Yuri Menezes), que ganhou 15 mil reais da Prefeitura), Everson ao menos teve o prazer de receber a coroa e o cetro das mãos do Rei Momo de 2010, Ivanildo Plínio, “barrado” no evento oficial. Infelizmente, o Rei Momo não fará o tradicional desfile em carro alegórico no Galo da Madrugada, já que o bloco é patrocinado pela Prefeitura e, naturalmente, levará o Rei do Carnaval. Porém, os organizadores do concurso popular garantem que vão fazer barulho e colocar o folião-mor gordinho no meio do povo na concentração do bloco para deixar claro qual a preferência dos recifenses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...