quinta-feira, 15 de setembro de 2011

ALÉM DA PARADA GAY

Neste evento, os homossexuais como gays, lésbicas, transformistas e outras variantes do universo arco-íris, se encontram para celebrar não apenas o orgulho de ser gay como a reivindicação por mais direito a vida e ao respeito. Não é de agora que o número de gays assassinados, brutalmente, vem aumentando não só nas grandes como nas pequenas cidades do país. E é para pedir socorro, tanto a sociedade quanto aos governantes, que a Parada Gay se concretizou com o maior evento gay do mundo. O País que sedia a maior parada gay do mundo é também o líder no assassinato de homossexuais.

Segundo o antropólogo Luiz Mott, fundador da mais antiga associação de defesa dos direitos humanos dos homossexuais no Brasil (o Grupo Gay da Bahia) e um dos mais respeitados ativistas gays brasileiros, o Brasil é um país contraditório no que se refere à questão dos gays, lésbicas e transgêneros. "Ao mesmo tempo em que temos um lado cor-de-rosa, representado pela maior parada gay do mundo (São Paulo), com mais de 3 milhões de pessoas, e temos mais de 200 grupos gays funcionando no país, temos um lado vermelho-sangue representado pelos assassinatos, pelas agressões contra os homossexuais no país", afirma Luiz Mott. Segundo relatório do Grupo Gay da Bahia, 260 homossexuais e travestis foram assassinados no ano passado em todo o país. O Brasil é assim o país com maior número de assassinatos de gays, lésbicas e travestis. Segundo o relatório do GGB, um homossexual é morto a cada 36 horas e esse tipo de crime aumentou 113% nos últimos cinco anos. Este ano, até o momento, foram registrados 144 mortes de gays, lésbicas e travestis, disse Mott.

A pergunta que não quer calar:

PARA QUE SERVE UMA PARADA GAY?

Além de garantir muita festa, a parada do orgulho (seja lá quantas letras tiver) também é uma manifestação política por cidadania plena. Pois é dessa forma alegre e divertida que GRUPOS homossexuais, fazem política, declarando orgulho e lutando por dignidade e respeito. No mundo todo, as paradas são o principal momento de visibilidade para homossexuais. Valorize sua máxima manifestação criativa: pense em uma cena agradável que mostre o compromisso da coletividade. Brinque, dance, festeje, pule, solte. Fique louc@!!! Porém, tenha atenção (cuidado) com os demais participantes... Deixe que a alegria da festa contagie e ressalte melhores valores humanos. Faça dessa ação um exemplo bacana de cidadania!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...