domingo, 22 de janeiro de 2012

QUE CARA VOCÊ FAZ PARA O PRECONCEITO?

A convite de Gugga Macel, o ANTENA MIX foi conferir a curta temporada da peça dirigida por Jeyson Walacce, “Preta de neve e 1 anão”, em cartaz no teatro Boa Vista, aos sábados e domingos sempre às 20 horas. No enredo adaptado do conhecido clássico infantil, a branca de neve fica preta após um incêndio na floresta e no decorrer do espetáculo se descobre que ela não tem “priquito”, o príncipe tem um caso com um único anão da história, o lobo que de mau não tem nada passa o tempo todo atrás de rola, a rainha malvada faz sabão com uma chupa charque enquanto planeja exterminar a principal personagem do conto e dois veadinhos de níveis sociais diferentes discutem quem é melhor que o outro...

A singela história que contamos às nossas crianças dá espaço á provocação do riso e uma discussão a respeito do preconceito. Apesar das características dos personagens em nada impediu que tivessem um final feliz.

VOCÊ SABE O QUE É PRECONCEITO?

Dicionários e especialistas têm várias definições diferentes, mas todos concordam no seguinte: é um conceito que formamos a respeito de algo ou alguém, antes mesmo de conhecer esse algo ou alguém. Não é que a gente forme esse conceito sem qualquer tipo de informação.


Por exemplo: pode ser que você nunca tenha comido jiló, mas já “odeia”, porque ouviu muita gente falar que é horrível. Ou não vai com a cara de fulano porque todo mundo fala que ele é insuportável. Mas, na verdade, nunca nem tentou dizer “bom dia” para ele. Entendeu? É um “pré-conceito”, ou seja, você (acha que) já “sabe” o que vem pela frente, e pode tanto estar certo, como redondamente enganado.


Nós gays sentimos desde muito cedo a força destruidora de que o preconceito é capaz e ainda assim insistimos em descriminar aqueles que são diferentes. A pergunta que não quer calar!!! Existe Gay conservador e preconceituoso? Claro, que sim!!! Na própria comunidade existem AQUELAS que desprezam os “afeminados”, as “masculinizadas”, os “suburbanos”, os “gordos” e “feios”, os “negros” e tantas outras “espécies” que compõem o mosaico cultural e social em que estamos inseridos.


Quando sugerimos que toda barbie é fútil e que todo travesti é prostituto (por favor, me entendam que são apenas exemplos) estamos generalizando erroneamente todos que pertencem a esse grupo de pessoas, tão comum em nosso dia-a-dia. A diversidade sexual humana é vasta, não pode ser definida tão-somente em cara e coroa. Se você sente-se mais feminino do que masculino, que assim seja. Prefere ser passivo a ativo??? Alguém tem que fazer um dos papéis, certo??? Não quer nem passar perto da academia??? Ótimo: muitos caras gostam dos “fora de forma”.


O que não dá para entender é como pessoas que são discriminadas diariamente, sejam no trabalho, na escola, e até mesmo nas baladas, agem exatamente da mesma forma quando o assunto é diversidade.

Obrigado a Gugga e Cia pelo convite e a oportunidade de fazer deste post uma reflexão a respeito dos pré-conceituosos. Fuiiiiiiiiiii...!!!






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...