quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

PRA QUANDO O CARNAVAL CHEGAR

O Sábado de Zé Pereira é o dia mais aguardado do Carnaval. É quando a festa toma corpo em Pernambuco e as quatro regiões do Estado entram na festa anunciada pelo galo da Madrugada no Recife. Muito se fala neste tal de Zé pereira, por conta disto o ANTENA MIX foi fundo nesta história e apresenta uma versão a respeito deste folião (retirado um trecho do livroAs Escolas de Samba do Rio de Janeiro” do jornalista e pesquisador Sérgio Cabral), em que ele fala dos zé-pereira: "Brincava-se o carnaval, no século XIX, também como zé-pereira, o nome adotado para os foliões que percorriam as ruas da cidade dando pancadas em enormes tambores e produzindo decibéis em níveis extremamente elevados para os padrões da época.

O zé-pereira poderia ser representado por um folião solitário e também por grupos de carnavalescos, todos com os seus tambores, desfilando pelas ruas e visitando as redações dos jornais, como era o hábito dos foliões que se julgavam merecedores de aparecer na imprensa. O historiador Vieira da Fazenda, autor de Antiqualhas e memórias do Rio de Janeiro, foi o único a mencionar as origens do zé-pereira. Para ele, o primeiro deles foi um cidadão português chamado José Nogueira de Azevedo Paredes, sobre o qual traça um perfil minucioso. Só não informou a razão pela qual a folia criada por ele ganhou o nome de zé-pereira e não de zé-nogueira."

E viva o Zé Pereira / Pois a ninguém faz mal / E viva a bebedeira / Nos dias de Carnaval

Mas estamos no Recife, né verdade??? Por isso, os nossos Zé pereiras aguardam ansiosamente a chegada do Galo da Madrugada que terá como homenageado o cantor Luiz Gonzaga.

O maior clube carnavalesco do planeta resolveu preparar uma grande festa para comemorar o centenário do “Gonzagão”. O tradicional desfile do Galo da madrugada acontece na manhã do dia 18 de fevereiro (Sábado de Zé Pereira). O percurso do maior bloco carnavalesco do mundo permanece o mesmo, com 4,5 km. As atrações confirmadas são: Alceu Valença, Spok, Elba Ramalho, Maestro Forró, Almir Rouche, Gustavo Travassos, João do Morro, André Rio e Geraldinho Lins. E participações especiais: Banda Calypso, Fafá de Belém, Luiza Possi, Guilherme Arantes e Jorge Vercilo. O Pátio de São Pedro é o palco da diversidade, onde pode-se brincar com boa tolerância entre os CARETAS. Com shows de artistas locais que representam a comunidade LGBT em performances variadas.

Com acesso gratuito, a Tenda Eletrônica é garantia de animação. Produzida por Felipe Falcão, que é o responsável por manter os foliões animados até o sol aparecer novamente. A Tenda fica na entrada do Cais da Alfândega e começa oficialmente seu set musical após o encerramento dos shows em cada noite do Rec-Beat. As atrações de sábado de Zé pereira são com os DJ’s Anderson Noise (SP), DJ Incidental (PE), VJ Mozart (PE).

Por falar em Rec-Beat este ano completa 17 anos como fiel conceito de levar novidades para o epicentro do carnaval do Recife. Com uma programação que reúne 26 atrações, entre nomes nacionais e internacionais num palco montado à beira do Rio Capibaribe, no Cais da Alfândega, entre 18 e 21 de fevereiro. Na programação de sábado rola por lá: El Guincho (Espanha). Celebrado pelo mundo em shows e festivais como uma verdadeira festa em cima do palco, El Guincho, nome do trabalho musical de Pablo Díaz-Reixa, junta referências do afrobeat, ritmos latinos e do eletrorock em um enorme caldeirão dançante.

Siba (Pernambuco). Rabequeiro, violeiro, cantador, arranjador e compositor, Siba Veloso é mesmo um talento de Pernambuco e ex integrante do grupo Mestre Ambrósio. Gang Do Eletro (Pará). O trio representa a nova geração do ritmo tecnobrega, apadrinhados pelo fenômeno Gaby Amarantos. Com muita energia no palco e apoiados na batida do DJ Wado Squash, o trio promete colocar fogo no Cais da Alfândega. Tibério azul (Pernambuco). Tibério coleciona projetos ousados e criativos. Já tocou em festivais independentes, circulou pelo país, ganhou prêmios, fez turnê por escolas, recitou, escreveu, musicou e recebeu atenção de importantes canais de comunicação nacional como MTV, Folha de São Paulo e TV Cultura. Stank (Pernambuco). Formado pelo multinstrumentista Yuri Queiroga e pelo DJ Dolores (Helder Aragão), o Stank é um duo que oferece uma combinação de aparelhos como telefones e tablets com guitarras e beats dançantes.

Para finalizar, no Marco Zero as atrações de sábado serão: Lulu Santos e Lenine com participação especial de Pedro Luiz e a Parede.

O ANTENA MIX convida amigos e seguidores para o Bloco do prazer, onde biba consciente vale por duas. Não vale é fazer a louka e esquecer de se vestir na empolgação (sabemos que costuma rolar de tudo). Só não rola sem camisinha. Tenha sempre a sua, valeu??? Para finalizar este post uma performance de Gal Costa. Carismática, sensual, talentosa... "Bloco do Prazer" (Moraes Moreira - Fausto Nilo), frevo gravado em 1982 no álbum "Minha Voz". Apoteótico encerramento do show "Baby Gal", um dos mais bem sucedidos da carreira de Gal Costa. É isso aí!!! Tô contando as horas pra quando o carnaval chegar.

Fuiiiiiiiiiiii...!!! Com confetes e serpentinas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...