quarta-feira, 7 de março de 2012

DIA DA MULHER. PARABÉNS, MULHER!

As histórias que remetem à criação do Dia Internacional da Mulher alimentam o imaginário de que a data teria surgido a partir de um incêndio em uma fábrica têxtil de Nova York, quando cerca de 130 operárias morreram carbonizadas. Sem dúvida, o incidente marcou a trajetória das lutas feministas, mas os eventos que levaram à criação da data são bem anteriores a este acontecimento. No Brasil, a luta feminina ganhou força com o movimento das sufragistas, nas décadas de 1920 e 30, que conseguiram o direito ao voto em 1932. A partir dos anos 1970 emergiram no país organizações que passaram a incluir na pauta das discussões a igualdade entre os gêneros, a sexualidade e a saúde da mulher.

Em 1982, o feminismo passou a manter um diálogo importante com o Estado, com a criação do Conselho Estadual da Condição Feminina em São Paulo, e em 1985, com o aparecimento da primeira Delegacia Especializada da Mulher. O dia 8 de março marca a luta das mulheres pela garantia de seus direitos perante a sociedade. Durante um longo período de nossa história a mulher foi deixada de lado em decisões importantes, foi oprimida e vista como apenas como mera reprodutora. Mas, isso tudo acabou? A reposta é não! Muitas mulheres ainda continuam sofrendo com a violência doméstica, salários baixos, assédios e outros tipos de violência. O Dia Internacional da Mulher deve ser comemorado sim, mas como um dia de luta por igualdade e homenagem às guerreiras que continuam enfrentando as adversidades da condição feminina.

Nós do ANTENA MIX dedicamos este vídeo, na voz de Ney Matogrosso a todas as Marias e Iolandas deste imenso Brasil. Estamos juntos e MIXturado na batalha constante contra o preconceito e a desigualdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...