quinta-feira, 5 de abril de 2012

OS ESPADAÚDOS DA GUARDA ROMANA

Como não sou santa e nem crente estou de volta para contar minhas aventuras com a trupe de José Pimentel, mas antes quero fazer meus agradecimentos prometendo ser breve... Meu querido Odilex, que sempre que euzinha preciso está disponível com o ANTENA MIX. E dessa vez não foi diferente, tanto que me pegou pela mão e me levou ao encontro de João Bosco, responsável pela seleção da guarda romana na encenação da Paixão de Cristo do Recife. Cheguei na hora da troca de roupa (delícia!!!) nunca vi tanta cuequinha bem vestida na minha vida... hehehehe!!!

Como sou amiga de “ânus” de Bosco quis saber se ele fazia teste drive com os soldados, meio que sem graça respondeu com um “nem que sim e nem que não”, mas como sou uma biba esperta e rodada deu pra perceber que ele tentou sair pela tangente e disfarçadamente começou a me apresentar para seus pupilos, que diga-se de passagem, são de encher os olhos e o volume também!!! Há 16 anos que minha amiga Bosco comanda o seu exército e devo confessar que bateu uma inveja boa da biba amiga... O que eu pude apurar com minhas fontes não muito confiáveis é que Bosco morre de ciúme de seu exército romano e que não deixa biba alguma chegar muito perto, mas como sou credenciada e tenho o sobrenome Ruffato (creia!!!) ele abriu uma exceção e me convidou para um churrasco na borda de sua piscina com todos eles no próximo domingo tamanha confiança em euzinha, mas devo confessar que vai ser difícil me controlar... Mas enquanto não rola o churrasco vamos ao que realmente interessa, a guarda romana de Bosco é composta por 30 figurantes e um único ator, segundo Bosco ouve uma adaptação. O figurino é caprichadíssimo que vestem muito bem homens fortes. Quem vê o exército de soldados de Bosco não imagina que na época do império romano não era moleza não!!! Os treinamentos eram de rachar o bico!!! Segundo consta eles tinham que marchar 32 quilômetros diários, carregando equipamentos de até 40Kg. A vida no exército era muito difícil, principalmente pelo treinamento, lutas e constantes marchas. Não havia lugar para falhas e os castigos eram severos. O pelotão que se retirasse do campo de batalha era dizimado – a cada 10 soldados, um era assassinado a golpes.

No entanto, os soldados eram bem alimentados, tinham assistência médica e eram bem pagos - um soldado podia ter uma boa aposentadoria. Eles também adquiriam conhecimentos importantes na área da construção. Apesar do exército não permitir esposas, muitos soldados tinham mulheres e filhos em guarnições com hospedarias, mercados e entretenimento. Através das cartas de Vindolanda foi possível saber muitas coisas que aconteceram no exército naquela época. Essas cartas, escritas pelos soldados nas madeiras, foram colocadas na Parede de Hadrian e posteriormente preservadas na lama.Tá vendo querida, ANTENA MIX também é cultura... hehehehehehe!!! Depois de babar com o exército de Bosco era hora de circular atrás do que comentar... Aproximadamente 100 atores e 300 figurantes se espremiam nos corredores do antigo porto do Recife ao lado do palco, no Marco Zero. A equipe de maquiadores (leia-se Odilex, Bruno Meirelles e Ildson Muniz) chegaram a dar um tapa no make de aproximadamente 100 pessoas, todas querendo ficar bonitas!!!




Outro destaque da encenação foi o bacanal de Eródes com diversos figurantes, atores e uma dupla de bailarinos (Patrícia Pina Cruz e o gatinho Ramon Milanez).
No mais é isso!!! Confira os click´s feitos na ocasião. Fuiiiiiiiiiiiiiii...!!! Trocar a água do bacalhau e descascar as batatas da sexta-feira santa!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...