quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

WELLUMA FEZ ARTE, AMOR E MILITÂNCIA

Ícone na luta em prol da comunidade trans e única travesti a ser chacrete nos anos 70. Welluma Brown morreu na última sexta-feira, vítima de queimaduras em um acidente doméstico. Welluma, era vice-presidente da Associação de Travestis e Transexuais do Estado do Rio de Janeiro, conselheira da ética da Associação Brasileira de LGBTTI e conselheira fiscal da Articulação Nacional de Travestis e Transexuais.   
 Na carreira artística, esbanjou talento nos palcos, brilhou como diretora da casa de espetáculos “Le Galaxie”, em Paris, e se tornou parte da história da televisão brasileira, ao entrar para o elenco das chacretes no programa “A Buzina do Chacrinha”, da TV Tupi, nos anos 70. Durante sua rápida permanência, ninguém suspeitava que aquela moça alta e bonita era na verdade uma travesti. O nome Welluma foi dado pela atriz Elke Maravilha, jurada do programa. “Como eu entrei lá? A chacrete Ivone pediu para ser substituída durante quatro dias por motivos de doença. Eu, que já frequentava o programa, fui chamada 30 minutos antes de o programa começar pelo Chacrinha. Ensaiei, me deram um aplique, botas e estive no meio das 20 mulheres. Me sinto vitoriosa, pois era época da ditadura e a palavra travesti sequer poderia ser dita”, afirmou Welluma sobre o momento ímpar. “Até hoje, sou conhecida como chacrete”. 
 Exemplo de sobrevivência, a trans conseguiu transformar dor em amor. Ainda criança, foi deixada em um colégio interno por seus trejeitos femininos, depois foi buscar a mãe no Rio de Janeiro, mas saiu de casa para evitar ser agredida pelo padrasto machista. Conheceu a prostituição aos 12 anos, também a violência dos policiais e o preconceito da população. Carregou no corpo as cicatrizes de ser diferente, na memória as feridas da ditadura, mas no coração a esperança de que tudo poderia ser melhor. Welluma lutou e brilhou por todas e todos, fez arte, amor e militância.
Conheça um pouco da sua trajetória na entrevista que concedeu a Marccelus Bragg do Portal Marccelus, na ocasião de sua passagem por Salvador na Bahia.
Vale um PLAY!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...