terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

MEU DOCE DIÁRIO... O carnaval no Rio é tudo!!!

Conversando aqui e acolá, ouvi relatos de foliões cariocas que afirmam ser recente essa explosão de blocos que tomaram conta das ruas da cidade e que antes só curtiam os desfiles das escolas de samba e bailes de salão!!! Hoje no Rio há cerca de 900 agremiações, sendo que a metade é autorizada e licenciada pelos órgãos públicos... O vaivém dos blocos começa em Janeiro, entre os mais tradicionais blocos de rua é sem dúvida alguma a Banda de Ipanema, mas também tem aqueles que abusam da criatividade e fazem uma maravilhosa mistura de marchinhas e nadica de nada de música baiana, um Olodum até rola, mas axé nem pensar!!! Beatles pode, Raul Seixas pode, afro reggae pode, Wando pode, Chico Buarque também pode, tanto que é homenageado pelo bloco “Mulheres do Chico”. As freiras Carmelitas só podem nesta época, pois deixam o convento para cair na folia, com milhares de foliões que tomam de assalto o bairro nostálgico e boêmio de Santa Teresa.
Mesmo com essa explosão de criatividade do carnaval de rua, o carnaval da Sapucaí é um capítulo a parte...  Entre um latão e outro ouvi relatos que mudou muito, estando agora o Sambódromo arquitetonicamente mais bem dividido e nele cabem 75mil espectadores (até 2011 abrigava no máximo 60mil) Inclusive euzinha estive no segundo dia prestigiando o desfile das arquibancadas com meu companheiro, que começou num clima de novela com a São Clemente tendo como enredo o horário nobre da TV. Depois dela eu vi a Mangueira entrar para em seguida a pressão subir com a gigante Beija-Flor fazendo cavalo chorar!!! A quarta agremiação, também vinda da baixada fluminense foi a Grande Rio (a queridinha dos artistas) defendendo os royalties do petróleo. A penúltima escola foi a Imperatriz, com sua homenagem ao estado do Pará, destaque para a Gaby Beyoncé Amarantos... Fechando a noitada a Vila Isabel,  cujo o tema foi a roça e a vida do interior do país.
Hoje terça-feira-gorda, voltei a Sapucaí com a tarefa de ser coordenador da ala mirim da Mocidade Independente de Padre Miguel, a convite de minha irmã que é presidente de uma ala para crianças especiais, uma experiência única e voluntária pela primeira vez no chão da Sapucaí!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...