quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

MEU DOCE DIÁRIO... Rio 42 graus!!!

“...Cidade maravilha / Purgatório da beleza / E do caos / Capital do sangue quente / Do melhor e do pior do Brasil / Na cidade sangue quente / Na cidade maravilha mutante...”
Rio, 40 graus é um filme com roteiro e direção de Nelson Pereira dos Santos. É considerada a obra inspiradora do cinema novo, e filmado na cidade maravilhosa num domingo tipicamente carioca e de sol escaldante.
Os 40 graus cantado por Fernanda Abreu de ontem em nada lembra os 42 de graus do último dia que passei de férias por aqui... Um calor de rachar o bico de qualquer um!!! Dizem as boas línguas que a cidade só tem duas estações no ano, o verão e o inferno... hehehehehehe!!! Todos os verões do Rio registra a vocação da cidade para lançar modismos... Voltando um pouco no tempo, lembro-me das Dunas da Gal (referência ao local em que, na década de 70, Gal Costa ficava horas olhando para o nada). O biquíni foi ficando cada vez menor até virar o fio dental, moda exportada para o mundo inteiro. Teve também o verão da lata, em 1987, quando toneladas de latas de maconha surgiram nas praias do Rio, lançadas pelo barco Solana Star como forma de escapar da polícia marítima.
Depois veio o verão do apito, em 1994, forma que a turma do Posto 9 inventou para avisar a aproximação da polícia, atraída pelo cheiro da Cannabis sativa. Da mesma maneira que a classe média roubou a cena dos ricos de Copacabana, o subúrbio também invadiu as areias escaldantes do litoral do Rio de Janeiro, graças a via expressa linha Amarela, que levou todo o subúrbio para a Barra da Tijuca e nos dias de hoje é possível sair do subúrbio da Pavuna até Ipanema pagando uma única passagem de metrô, maravilha!!! Para não dizer que não falei dos gays: as fronteiras da presença gay em Ipanema se ampliam a cada temporada. O cinturão cor-de-rosa já vai do posto 7 (praia do Arpoador) às proximidades do posto 10.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...