quarta-feira, 19 de junho de 2013

A GENTE NÃO TEM CARA DE PANACA

Amanhã Recife será palco de manifestações e protestos pelo fim da corrupção e o aumento nos preços do transporte, entre outras reivindicações, que ganharam apoio até de brasileiros que vivem no exterior. A concentração está marcada para acontecer na praça do Derby e no mesmo horário, os motoristas de ônibus fazem uma paralização por melhores salários.
Vem você pra rua também!!!
Inspirado no portal Terra, o ANTENA MIX selecionou seis músicas que ficaram famosas por seus questionamentos em protestos.
Vale um PLAY!!!
'É' - Gonzaguinha: Grande parte do público sempre associou Gonzaguinha às músicas de protesto e de resistência à ditadura militar, mas que tinham também esperança de que a situação melhorasse.
'Vai Passar' – Chico Buarque: A letra da música Vai Passar do cantor e compositor Chico Buarque de Holanda, foi escrita em meados da década de 80, num período conturbado da história brasileira que foi o fim da ditadura militar.
'Alegria, Alegria' - Caetano Veloso: Foi lançada em 1967 e trabalhava com a ironia a partir de fragmentos do cotidiano. A letra critica o abuso do poder e da violência, as más condições do contexto educacional e cultural estabelecido pelos militares durante a Ditadura.
'Apesar de Você' - Chico Buarque: Lançada em 1970, durante o governo do general Médici. Para driblar a censura, ele afirmou que a música contava a história de uma briga de casal, cuja mulher era muito autoritária. A desculpa funcionou e o disco foi gravado, mas os oficiais do exército logo perceberam a real intenção e a canção foi proibida de tocar nas rádios.
'O Bêbado e o Equilibrista' - Composta por Aldir Blanc e João Bosco e gravada por Elis Regina: De 1979, representava o pedido da população pela anistia ampla, geral e irrestrita, um movimento consolidado no final da década de 1970. A letra fala sobre o choro de Marias e Clarisses, em alusão às esposas do operário Manuel Fiel Filho e do jornalista Vladimir Herzog, morto durante o período.
'Que País é Este' - Legião Urbana: De 1978, foi composta ainda na época do Aborto Elétrico. Sem ironias, a letras questiona a sociedade brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...