domingo, 14 de julho de 2013

NESSA CIDADE TODO MUNDO É D'OXUM

"...Homem, menino, menina mulher / Toda essa gente irradia a magia / Presente na água doce / Presente na água salgada e toda cidade brilha..."
No passado, Recife teve outros padroeiros e o antigo Santo Antônio dos franciscanos ainda é, igualmente padroeiro da cidade, desde os tempos das "casas-grandes e senzalas". Nossa Senhora do Carmo é também padroeira e reverenciada como Oxum no sincretismo religioso, orixá das águas, rios, fontes e cachoeiras... 
além de Nossa Senhora do Carmo, Recife também reverência outra padroeira católica, oficiosa, porém muito mais celebrada, desde 1904, na periferia: Nossa Senhora da Conceição (sincretizada com Iemanjá no xangô). Nossa Senhora do Carmo foi escolhida como padroeira do Recife em 1908, depois de uma campanha de assinaturas organizada por religiosos da Ordem carmelita espanhola. A sua festa acontece na Basílica do Carmo, no centro da cidade (em cujas portas foi deixado, no ano de 1825, o corpo do grande revolucionário Frei Caneca!!!). 
ANTENA MIX apóia toda forma de amor entre as pessoas, independentemente de raça, crença, classe social e orientação sexual. Não sou de Umbanda, mas me simpatizo com eles. Gay tem muito a ver com vaidade, culto do corpo, curtição de roupas, modas, "fechação". Há estudos que sugere que muitos gays buscam o candomblé como forma de exteriorizar sua feminilidade reprimida, recebendo orixás mulheres quando possuídos, dando vazão à sua "alma de mulher" quando participam da confecção das roupas e adereços em seus rituais. 
A sauna masculina Progresso Club convidou as transex Andrea Souza e Betania Borges para uma homenagem a Oxum e a Nossa Senhora do Carmo, num show que foi registrado em vídeo.
Vale um PLAY!!!
Não importa a qual religião você pertença (ou se você pertence a uma), mas acho que o que tanto falta ao ser humano nos dias de hoje é dedicar-se mais ao seu lado espiritual. Cultive o seu!!! Tente fazer do mundo um lugar melhor para você viver!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...