quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

OBSESSÃO POR FALOS E BOLINHAS

...Artistas não costumam expressar seus próprios complexos psicológicos diretamente, mas eu adoto meus complexos e medo como temas. Fico aterrorizada só ao pensar que algo longo e feio como um falo me penetre, e é por este motivo que construo tantos falos... Eu construo muitos e muitos deles e então continuo construindo, até que me enterro no processo. A isto dou o nome de obliteração...
Obsessão Infinita é a primeira retrospectiva da obra Yayoi Kusama a ser apresentada na América Latina. Yayoi Kusama, de 84 anos, conhecida como a Princesa das Bolinhas é considerada um dos maiores nomes da arte contemporânea e também um ícone da moda, ela vive há mais de 30 anos, por iniciativa própria, numa instituição psiquiátrica em Tóquio. 
A exposição aberto ao público pode ser conferida no Centro Cultural Banco do Brasil até o dia 20 de Janeiro, sempre de quarta á segunda, das 9h às 21h. Kusama sofre de transtorno obsessivo compulsivo e alucinações desde a infância. Ela nasceu em Matsumoto, no Japão, em uma família de classe média tradicional e repressora, ao ponto de sua mãe destruir seus desenhos, mas segundo Kusama foram seus desenhos que a fizeram escapar do suicídio!!! 
A arte de Kusama está ligada à sua doença, tornando-se uma estranha mistura de angústia e alegria. Os falos e as bolinhas são uma espécie de “Obsessão Infinita” de obras produzidas de 1949 a 2013, incluindo pinturas, esculturas, vídeos e instalações. Entre os maiores destaques: “Campo de falos”, um jardim de falos decorados com bolas vermelhas e brancas numa sala espelhada.
Outro destaque é a instalação “Cheia de brilho da vida”, em que as bolinhas aparecem na forma de lâmpadas que se acendem e apagam em cores diferentes. E o público também é chamado a participar da obsessão da artista. Logo na entrada, cada visitante recebe uma cartela de adesivos, todos de bolas coloridas, para decorar a “Sala da obliteração”, originalmente toda em branco. Ao fim da exposição, 36 telas gigantescas pintadas entre 2012 e 2013 mostram que a artista continua trabalhando com afinco em seu ateliê, dentro da instituição psiquiátrica em que vive.
Vale um PLAY!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...